O projeto para o túnel ferroviário e rodoviário submerso mais longo do mundo, conhecido como Fehmarnbelt link, recebeu aprovação das autoridades. A infraestrutura de 18 km, a mais longa de seu tipo, conectará a região de Lolland Falster da Dinamarca à região de Schleswig Holstein da Alemanha através do Mar Báltico, reduzindo o tempo de viagem entre os dois países para apenas 10 minutos de carro e sete minutos de trem.
Um dos maiores projetos de infraestrutura da Europa até o momento, o projeto do túnel Fehmarnbelt não só reduzirá o tempo de viagem, como também ajudará a desenvolver o comércio e o turismo, criando uma nova porta de entrada para o norte da Europa. Construído pela Femern A/S, o projeto é uma joint venture entre a VINCI Construction Grands Projets, Per Aarsleff, Royal BAM Group, Solétanche-Bachy International, CFE, Dredging International e Max Bögl Stiftung & Co.
Com duas vias férreas e uma rodovia de quatro pistas, o projeto de € 7 bilhões será construído com elementos ocos de concreto construídos em terra, encaixados para formar o túnel submerso. Instalados em um buraco de 60 metros de largura e 16 metros de profundidade, escavado no fundo do mar, os elementos de concreto serão “transportados por grandes rebocadores antes de serem baixados”.
Com conclusão prevista para meados de 2029, as obras no lado dinamarquês estão previstas para começar em 1 de janeiro de 2021, após vários atrasos devido à pandemia COVID-19. A construção no lado alemão tem início previsto para meados de 2022.